segunda-feira, 26 de março de 2012

Orientação Profissional

A idéia de que o indivíduo escolhe a sua profissão ou ocupação nasceu com a sociedade capitalista. Antes do capitalismo, o indivíduo tinha sua ocupação determinada pelos laços de sangue. Agora ele precisa vender a sua força de trabalho para sobreviver e nenhuma profissão é determinada “naturalmente”.

Dessa maneira, a sociedade responsabiliza o indivíduo por sua escolhas, camuflando todas as influências sociais determinantes de sua opção, o que faz com que o momento da escolha profissional, em muitas das vezes, seja  de conflito. 


A escolha profissional não é algo rígido, pois mudanças acontecem o tempo inteiro ao longo da vida dos indivíduos, inclusive em relação à profissão. É comum conhecer casos de pessoas que depois de longos anos se dedicando a uma profissão, decidem seguir outros rumos, abrir novos negócios ou cursar outra faculdade.

A Orientação Profissional é um processo amplo que abrange aspectos pessoais, sociais e familiares, o que dá suporte para que ocorra a minimização da ansiedade, possibilita uma maior compreensão a respeito de si e promove maior segurança na realização da escolha profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário